"Taxonomia (do Grego verbo τασσεῖν ou tassein = "para classificar" e νόμος ou nomos = lei, ciência, administrar, cf "economia"), primeiramente, foi definida como a ciência de classificar organismos vivos (alpha taxonomy), mas mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abrangente, podendo aplicar-se a uma classificação de coisas ou aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo - objetos animados, inanimados, lugares e eventos - pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.(...) " Wikipedia
Hum....portanto, tudo é passível de ser "taxonomizado" ... Será?
Em tempos de Tecnologias, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem... por que utilizar taxonomias???
"A taxonomia é um sistema para classificar e facilitar o acesso à informação, e que tem como objetivos: representar conceitos através de termos; agilizar a comunicação entre especialistas e entre especialistas e outros públicos; encontrar o consenso; propor formas de controle da diversidade de significação; e oferecer um mapa de área que servirá como guia em processos de conhecimento. É portanto, um vocabulário controlado de uma determinada área do conhecimento, e acima de tudo um instrumento ou elemento de estrutura que permite alocar, recuperar e comunicar informações dentro de um sistema, de maneira lógica." (Taxonomia: elemento fundamental para a Gestão do Conhecimento - Biblioteca Terra Fórum) .
Mas sobre Tecnologias e Gestão do Conhecimento, falaremos depois....Falemos antes sobre ação e aprendizagem!
Na década de 1950, uma equipe multidisciplinar liderada por Benjamin Bloom (importante psicólogo e pedagogo americano) desenvolveu uma taxonomia, classificando os objetivos de aprendizagem, dividindo o campo de trabalho em três dimensões que se inter-relacionam:
- a dimensão cognitiva - ligada ao saber, (atualmente vista como os objetivos conceituais - segundo Antoni Zabala)
- a dimensão psicomotora - ligada às ações físicas (objetivos procedimentais - idem)
- a dimensão afetiva - ligada a posturas e sentimentos (objetivos atitudinais - idem)
Entende-se que para a aprendizagem ser efetiva, deve contemplar simultâneamente as três dimensões dos objetivos e os últimos estágios de cada um deles, visto que estão subdivididos em etapas.
Para entender melhor essa taxonomia, elaborei um mapa conceitual (excelente ferramenta para "taxonomizar" ideias, conceitos e proposições) com as principais dimensões dos objetivos e as subdivisões esperadas pelo aprendente em cada uma delas.
Para ver o mapa, clique na imagem e, se necessário, dê zoom!!
Um comentário:
Muito obrigado me ajudou bastante
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