Gripe suína e Educação (a distância?)

Foi uma avalanche de mensagens de email, posts em blogs, debates nas listas de discussão sobre EaD, Gripe Suína (nome correto - Gripe A ou vírus H1N1) e as consequências disso tudo no cotidiano escolar. Tenho cá minhas dúvidas em relação ao adiamento do início das aulas, por conta de riscos de contaminação pela tal gripe. Até por que, outros ambientes, muito mais propícios para proliferação do vírus continuaram a ser frequentados pelos alunos, famílias, etc. Mas quem sou eu para ir contra uma decisão por quem entende de saúde? Mesmo lendo declarações do Ministro da Saúde - Temporão, onde ele prórpio utilizou o termo "disparate" para o adiamento das aulas....

Neste cenário todo, vejo alguns pontos positivos, no que diz respeito à prática dos professores e uso de tecnologia. Isso por que algumas escolas, para compensar a ausência dos alunos em uma ou duas semanas de aula, orientaram seus professores a elaborar atividades que pudessem ser realizadas pelos alunos em suas casas, divulgando-as via site, portal e intranets. Desta forma, os professores precisaram rever seus planos de ensino, cronogramas, calendários e, o mais importante, postar as tais atividades seja lá onde for, utilizando alguma tecnologia!!!!

Os professores precisaram parar, sentar à frente do computador, abrir um programa - word provavelmente, digitar, transformar em pdf (ou não), salvar , enviar para alguém (via email ou outra mídia) ou postar ele mesmo no local combinado... Outros precisaram gravar vídeos, animações, tutoriais, fazer plantões de dúvidas em chats, fóruns virtuais e por aí vai...

Obviamente nem todos os professores fizeram isso, pois em algumas escolas, foram os profissionais de TI, da secretaria ou do Lab de Informática que o fizeram, mas acredito que esse foi um primeiro passo, ainda que tímido, na possibilidade de utilização de atividades a distância como apoio ao ensino presencial.

Vamos acompanhar e ver quais serão as consequências dessa prática daqui para frente... ou seja, será que os professores acharam isso bom ou ruim? Será que servirá como incentivo à implementação desses procedimentos tecnológicos à sua prática? Será que acharam trabalhoso? Difícil? Oneroso em relação ao tempo versus hora/aula? Reclamaram por conta do salário que não paga a elaboração dessas atividades? Como isso será remunerado, caso seja implantado?

É...ainda temos muito o que discutir!

imagem: http://mcbrinhosa.blogspot.com/2009/06/gripe-suina-surgiu-nos-eua.html

Nenhum comentário: