Conteúdo Conectado - Balada Sustentável

Criar significados...esse é o grande segredo da Educação atual. Como atrair nossos jovens alunos e chamar a atenção deles, de forma significativa, apontando aplicabilidade concreta para tal informação, de modo que essa informação transforme-se em conhecimento???

Eu sei, não é resposta para um post, mas dá para começar uma grande reflexão, não? E depois de refletir bastante... que tal começar a sair da "zona de conforto" e tomar uma atitude? Esse é o nosso grande desafio....sair da nossa zona de conforto e entrar na zona de interesse do aluno. Que instrumentos utilizar para nos auxiliar a ampliar o formato desses significados?
A tecnologia e as imagens podem ser grandes aliados...
Neste sentido, a ideia de INFOGRÁFICO me parece um recurso bem interessante pra trabalhar com nossos alunos, em qualquer área, pois a junção de uma imagem (de alta qualidade - tanto estética, quanto resolução) mais alguns recursos informacionais interativos como o clique do mouse (onmouseover, onclick, onmouseout), podem transformar-se em um buscar curioso de informações, "segurando" a atenção deles. E por que não solicitar a elaboração de um INFOGRÁFICO como atividade de síntese, atividade avaliativa, levantamento de conhecimentos prévios....
Vi no Planeta Sustentável, um infográfico que me chamou atenção... E o assunto é bem interessante também! Não sei ainda se terá o mesmo efeito sobre nossos alunos, mas não custa tentar!
Você sabe o que é uma Balada Sustentável ? Saiba o que é a partir de um dos Infográficos do Planeta Sustentável. E se você não sabia o que era um infográfico, aproveite para conhecer também.... ;-)

Nenhum comentário: