Você sabe o que é um troll?

Não, eu não sei, ou melhor, não sabia... Aliás, nunca tinha sequer ouvido falar! Ao ler sobre Redes Sociais no livro de Charles Cadé - A comunicação na era digital - descobri o significado da palavra e, o que é pior, identifiquei vários deles por aí!

"Com o nome emprestado da mitologia nórdica, podendo ser um gigante ogro ou um pequeno goblin, o Troll é um usuário que quebra as regras de bons modos nos espaços públicos de opinião na internet e, não raro, ofende, xinga sem necessidade, e demonstra agressividade desnecessária."

Olha, tem até definição na Wikipedia (ainda que em construção)... Aí vão algumas dicas do pessoal do clicRBS para que saibamos como lidar com eles... Só não concordei com o item de número 10 e concordo com Charles Cadé, realmente é por isso que eles se proliferam!

Dá uma olhada:
Imagine-se lendo os comentários de um Mural ou Fórum na internet sobre maus tratos contra os animais. De repente, você chega em um dizendo que preocupar-se tanto assim com os maus tratos com animais é uma besteira. Que pessoas que gostam tanto assim dos bichos devem ter algum tipo de carência afetiva ou disfunção sexual. Que são desocupados estúpidos e idiotas. Parabéns, você encontrou um Troll. Com o nome emprestado da mitologia nórdica, podendo ser um gigante ogro ou um pequeno goblin, o Troll é um usuário que quebra as regras de bons modos nos espaços públicos de opinião na internet e, não raro, ofende, xinga sem necessidade, e demonstra agressividade desnecessária.
Na Wikipedia você encontra um detalhamento de como eles se comportam em cada caso. Se você tiver um blog, a questão é: como vou lidar com os Trolls quando encontrá-los. Empresas, com a RBS, têm termos e condições que regem a publicação de comentários. Blogueiros em geral, no entanto, não costumam ter. Assim, seguem 10 sugestões pensadas aqui na redação. Elas estão intercalando tratamento cordial e agressivo contra os Trolls. Você decide qual usar.
§ 1 – Não alimente o Troll! O comportamento de um Troll é cíclico. Se você resolver responder de volta, poderá encorajar as respostas desaforadas e provocadoras do sujeito. O alimento do Troll são as suas reações. Com pouco combustível, a apurrinhação acaba.
§ 2 – Não demonstre sua fragilidade. Se responder, tome cuidado para não se mostrar atingido pelos ataques. Isso também alimentaria o Troll.
§ 3 – Modere os comentários. Trolls existem, mas podem ser silenciados. Então, você tem a opção de não publicar os comentários dessa espécie.
§ 4 – Monitore a atividade do Troll. Preste atenção aos comentários, nome de usuário e e-mail do seu Troll. Eles podem ser necessários caso a coisa fique feia.
§ 5 – Penalize Trolls agressivos. Como último recurso, fora da diplomacia, você pode bloquear os Trolls mais insistentes e incomodativos.
§ 6 – Anti-regra: dê uma sova no Troll. Trolls muitas vezes deixam na reta, como se diz, ou seja, fazem comentários refutáveis. Se você tiver condições de dar a volta por cima e quiser fazê-lo, pode ser uma boa. Mas você pode queimar um importante leitor.
§ 7 – Trolls também lhe conhecem. Muitas vezes a mensagem do Troll começa por “Vamos ver se você publica essa”. É, o Troll está lhe desafiando! Vale a pena publicar? Depende. Ele tem alguma razão no que diz? Se sim, e se você estiver errado, dê o mouse a torcer e publique.
§ 8 – Não se converta em um Troll. Caso você publique o comentário de um Troll, lembre-se, ele é o monstrengo, e não você. Não queime seu filme com o seu público. Trate dos assuntos com cordialidade, ou ao menos sem insultos.
§ 9 – Tente domesticar seu Troll. Não antagonize seus internautas. Será que dá pra entrar em contato por e-mail com o seu “amiguinho”? Quem sabe num outro ambiente ele se converta numa criatura mais dócil.
§ 10 – Lembre-se: Trolls também são audiência. Antes de decidir punir seus Trolls, lembre-se, eles também são audiência. Se você está gerando discussão, e as pessoas estão comentando (pelo bem ou pelo mal), é sinal de que estão lendo seu site/blog/fórum. Você não quer perder audiência, quer?
(existe um manual para isso, em inglês, leia aqui.)
Post original: clicRBS

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