ENEM 2009 - adiado!

Será que foi ingenuidade, achar que a prova do ENEM não precisaria de tanta segurança? Ou será que foi muita pretensão de quem quis roubá-la? Me parece um pouco de cada coisa... O que eu considero mais estranho é a notícia ter sido encaminhada para uma repórter... Intencional? Boicote?

Não dá para negar que o ENEM está mexendo com a cabeça dos profissionais de educação, na medida em que está propondo mudanças significativas no processo educativo, principalmente a tão falada multi-inter-transdisciplinaridade.... Mas será que isso tem alguma relação? Não sei, fica para reflexão!

De qualquer forma, alguns alunos comemoraram o adiamento - uns por que poderão se preparar mais um pouco, outros por considerarem o ENEM uma grande bobagem e outros ainda ficaram muito bravos pois as Universidades irão avaliar a possibilidade de implementação das notas nos vestibulares.

Não foram só alguns alunos que comemoraam, alguns professores também! Com o ocorrido, imaginam que a credibilidade do ENEM estará sob forte ameaça. É verdade, eles não deixam de ter razão, mas acredito que "o buraco é mais embaixo", pois os que mais reclamam, na sua maioria, são os que querem manter sua prática, exatamente como vem desenvolvendo há mais de 10, 15, 20 anos....

Entre mortos e feridos, os mais prejudicados são TODOS os alunos do Ensino Médio - tanto das públicas como das particulares, que ficaram extremamente desestimulados, em ter que fazer uma outra prova - próxima à data dos vestibulares e também com a possibilidade das notas não serem aproveitadas no resultado das Universidades!
Pois é ... é sempre assim: respinga em quem não tem responsabilidade sobre a situação!

Se quiser dar uma olhada nas provas que foram canceladas, clique:

Linguagens e Códigos

Ciências da Natureza

Gabarito

PS: Recentemente eu vi uma reportagem sobre uma pesquisa em relação aos alunos de escola pública ingressantes nas Universidades. O resultado aferido foi muito animador! Uma forte hipótese deste resultado é a possibilidade do ENEM ser utilizado no ranking de avaliação dos vestibulares... Essa é a esperança de fazer do ENEM um único instrumento que substitua os vestibulares. Vou ver se consigo retomar a informação para publicá-la por aqui.

Nenhum comentário: