Facebook ameaça o futuro da Rede, diz Tim Berners-Lee

Não é de hoje que venho comentando com colegas da área sobre a Apple e seus aplicativos exclusivos, caros e destinados apenas aos seus aparelhos, como também sobre o controle da rede não mais por usuários e sim, pelos interesses das empresas que a estão dominando. Apesar da genialidade de Mark Zucemberg, o Facebook monopoliza a rede... assim como o Google. .Afinal de contas, a internet nasceu para ser livre.... Você não concorda?

Veja então a opinião do "pai" da rede, Tim Berners-Lee diz sobre isso! 

Facebook provoca 'fragmentação' e ameaça futuro da rede, diz pai da web. Para Tim Berners-Lee, monopólio de rede social pode 'limitar a inovação'. Pesquisador também criticou Apple e uso de 'aplicativos' no lugar de sites. Leia mais....

As redes sociais como Facebook, LinkedIn e Friendster, são uma "ameaça" ao desenvolvimento da internet, e cabe aos usuários da rede pressionar para que "os príncípios da web se mantenham intactos", afirma o pesquisador britânico Tim Berners-Lee, que criou a World Wide Web em 1989, em artigo publicado nesta segunda-feira (22) na revista "Scientific American".
Berners-Lee criticou ainda o risco do surgimento de um monopólio por parte do Facebook - algo que, em sua opinião, "limita a inovação" - e atacou a Apple pelo uso do iTunes e pelo estimulo à publicação de conteúdo em aplicativos, e não na própria World Wide Web. Segundo ele, esse tipo de atitude cria "ilhas de informação", que acabam isoladas do resto da rede.
No texto, Berners-Lee critica a "fragmentação" da informação provocada pelo uso de arquiteturas que dificultam a ligação e a indexação das informações. Recentemente, o Facebook foi criticado por representantes do Google por "trancar" as informações dentro de seu próprio ambientes.
"Quando você coloca informações nesses sites (redes sociais), você não pode utilizá-las com facilidade em outros sites. Cada página é um silo, isolada das outras. Sim, essas páginas estão na internet, mas os dados, não", diz o pesquisador.
"Quanto mais esse tipo de arquitetura ganha força, maior é a fragmentação da web, e menos podemos nos beneficiar de um espaço único e universal de informações."
O pai da web também criticou a Apple por não integrar as informações presentes no sistema de venda de músicas iTunes à web. "Você só pode usar links que começam com 'itunes:' no próprio iTunes, software proprietário da Apple. (...) Então você não está mais na web. O mundo do iTunes é centralizado e cercado."
"Outras companhias também estão criando mundos fechados. A tendência para as revistas, por exemplo, de criar 'aplicativos para smartphones' em vez de desenvolverem para a web é perturbadora", disse. A solução ideal, segundo Berners-Lee, seria criar "aplicativos para a web que também rodem em smartphones", unificando o conteúdo e mantendo toda a informação integrada à rede.
De acordo com Berners-Lee, o desenvolvimento da internet deveria estar "sob o controle dos usuários", e que, se as pessoas "querem saber o que os governos estão fazendo, o que nossas empresas estão fazendo, entender o verdadeiro estado do planeta, encontrar a cura para o Alzheimer, sem falar em compartilhar fotos com nossos amigos", é obrigação da comunidade científica e da imprensa lutar para que "os princípios da web se mantenham intactos".

Nenhum comentário: