Crianças aprendem em conjunto - segundo prof Sugata Mitra

http://www.ted.com
Ainda existe dúvida? Ainda há resistência? Ainda tem gente que diz que faz mal? Sim! Ainda tem.... infelizmente. Porém, está cada vez mais claro a importância do computador como instrumento potencializador das tecnologias da inteligência, termo cunhado por Pierre Lévy, em seu livro Tecnologias da Inteligência. Ele afirma que as tecnologias não são apenas aquelas que se referem a produtos e equipamentos, mas também as chamadas “tecnologias da inteligência”, definidas pelas construções internalizadas nos espaços da memória das pessoas e que foram criadas pelos homens para avançar no conhecimento e aprender mais. A linguagem oral, a escrita e a linguagem digital (dos computadores) são exemplos paradigmáticos desse tipo de tecnologia.

Um conjunto de pesquisas realizadas pelo  Prof Sugata Mitra da Universidade de Newcastle (Grã-Bretanha) demonstra claramente isso.  É o que ele explica em sua palestra hospedada no TED - Ideas worth spreading.  Confira! Note que são dois vídeos contando a experiência do mesmo Porf Sugata Mitra.!

As novas experiências de Sugata Mitra no auto-ensino

O cientista da educação Sugata Mitra aborda um dos maiores problemas desta área: os melhores professores e as melhores escolas não existem onde são mais necessários. Numa série de experiências na vida real desde Nova Deli a África até Itália, deu às crianças acesso auto-supervisionado à Internet e viu resultados que podem revolucionar a nossa forma de pensar sobre o ensino.




Nenhum comentário: