A escola que é uma festa! Olha o Zaca aí, minha gente!

Só quem conheceu a escola Mauro Faccio Gonçalves - conhecida carinhosamente como Zacaria(s) (um dos personagens do grupo Trapalhões), sabe o que uma boa gestão significa! Costumo dizer que a escola teve o período AW e DW - ou seja, antes do atual diretor e professor Roberto Wagner Carbonari e depois dele. 

Tive contato com a escola muito antes do Wagner assumir a direção. Na ocasião,  fui conhecer algumas escolas para fazer minha opção como professora efetiva nível II da PMSP - sim, eu já fui professora da Rede Municipal também por 15 anos!!!!)  e vocês não tem ideia do estado que a escola se encontrava.... pichações, vidros quebrados, paredes com reboco caindo, problemas de luz e por aí vai. 

Me surpreendi ao voltar ao "Zaca" a convite do Wagner para ministrar uma capacitação em Tecnologia em Educação do PROVE - Programa de Valorização do Educador, idealizado pela coordenadora pedagógica Olgair Garcia (na época) e do próprio Wagner, estendendo-se posteriormente às escolas vizinhas e também da região. A escola estava limpa, pintada, organizada, com uma boa infraestrutura, funcionando bem e com uma praça ao lado que, anteriormente servia de ponto de tráfico, transformada em área de lazer.... além de uma série de equipamentos (laboratório, computadores e projetores) que deixavam algumas escolas particulares de boca aberta!

Sempre cito o Zaca como exemplo de uma boa gestão e, por isso, quis compartilhar a reportagem da Revista Professor Carta Fundamental aqui no blog eprofessor, pois acredito que uma gestão participativa, democrática e aberta, além de ser um excelente exemplo aos alunos e professores é também um modelo a ser seguido por orientadores, diretores e gestores educacionais. Outro detalhe importante que faz a diferença... o Wagner AINDA É professor (e nunca vai deixar de ser, mesmo que saia da sala de aula). "Pisar no chão da sala de aula" - ou já ter exercido o magistério anteriormente, é condição fundamental para compreender os complexos processos a que um educador é submetido diariamente...

O reconhecimento é inevitável..... acompanhe a reportagem postada pelo competente professor Douglas Tome (blogandonozaca.blogspot.com) que foi veiculada na Revista do Professor Carta Fundamental sobre o trabalho do Zaca....

Valeu, "Wagão" ! Parabéns! Você é "o" cara! :)


 

Nenhum comentário: