Atividades a distância - preparem-se, chegou o corona vírus - o COVID19!

Já faz 10 anos que passamos pela pandemia decretada pela OMS da gripe suína, ou melhor, do vírus H1N1 que impactou as instituições escolares em 2009.... Em um curto espaço de tempo, as escolas foram desafiadas a começarem seus programas de atividades a distância, pois havia a recomendação para que os alunos permanecessem em casa. Eu até fiz um comentário sobre isso no eprofessor (Veja aqui!). Nem todas as escolas estavam preparadas para o Ensino a Distância, pois nem todas tinham AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Algumas soluções foram encontradas, tais como publicação de conteúdos e tarefas nos sites institucionais, o que de certa forma, deu resultado e cumpriu o que precisava.

https://bit.ly/2U8Bgcg

Vivemos agora mais uma pandemia, só que agora de outro vírus respiratório, o COVID19.  E mais uma vez as escolas estão correndo atrás dos recursos digitais para compensar o período de afastamento das atividades escolares. E desta vez, a recomendação dos órgãos responsáveis é que o fechamento das instituições seja por pelo menos um mês, até segunda ordem. 

E agora? Como fazer?

Não temos dúvidas que a tecnologia pode ajudar em tempos de atividades remotas e isoladas fisicamente. Mas como fazer isso se, mesmo após 10 anos, os recursos digitais e ambientes virtuais de aprendizagem ainda são subutilizados?

Educadores da área de tecnologia educacional de várias partes do Brasil e do mundo se solidarizaram com a situação e construíram, de forma coletiva, listas de recursos, dicas e tutoriais para auxiliar os professores que ainda não se sentem seguros no ambiente virtual.  O eprofessor reuniu alguns recursos que poderão te ajudar neste momento de situação complexa, que exige calma, planejamento e muita resiliência.

Os Google Innovators (incluindo euzinha aqui!) em conjunto com os Líderes GEG do Google Brasil foram rápidos em criar uma lista de recursos (atualmente com mais de 60 páginas e crescendo...) que podem ser utilizados a distância e podem funcionar como um verdadeiro canivete suiço  em tempos de pandemia. Lá, além dos recursos bacanas indicados, mais informações para você não deixar seus alunos na mão!

Um boa oportunidade para deixar os medos para trás e arriscar nas trilhas das atividades digitais.... Você não vai se arrepender! E espero que desta vez, seja um caminho sem volta...


Para a lista de recursos, clique aqui e, abaixo, mais dicas para você não se sentir sozinho! Ninguém solta a mão de ninguém!

Bom trabalho!!!!

10 Dicas de Aplicativos WEB





Nenhum comentário: