Inteligência Artificial e Educação


Muito se tem falado sobre Inteligência Artificial (IA ou AI - Artificial Intelligence) atualmente, principalmente na área da Educação. É sempre um alvoroço quando chega alguma aplicação diferenciada, pois escola, professores, alunos, diretores e coordenadores, começam por negar a ferramenta. Talvez o caminho não seja negar, mas avaliar prós, contras, impactos...e como isso pode se dar dentro da escola.

Passado algum tempo, as coisas vão se ajeitando - e caindo no esquecimento, o que pode ser um entrave no estudo da interface entre Tecnologia e Educação, pois a partir daí, só se fala sobre o potencial da tecnologia na utilização em sala de aula - como usar, mas esquece-se do resto! Está sendo assim com as IAs e foi assim com outras ferramentas e tecnologias. Quem aqui não se lembra das polêmicas que envolveram as buscas Google? Os LMS? Será que é muito diferente?  Não sei, mas é sempre bom relembrar estes momentos em que a tecnologia, vista apenas como ferramenta e não como área de conhecimento a ser estudada, limita a compreensão sobre como usar e por quê usar! Sempre um grande desafio. 

Fato é que já utilizamos IAs em nosso cotidiano e nem nos damos conta disso, não é mesmo? Corretores automatizados nos editores de texto, reconhecimento facial e biometria, apps de banco e pagamentos, entre outros...Porém, assim como tecnologias anteriores, a IA está sendo vista como mais uma ferramenta por educadores e se restringindo apenas ao seu uso, como se fosse necessário apenas a aprender a "usar" e pronto! Estamos repetindo um percurso que não sei se é o mais adequado!

É fundamental que os educadores percebam a importância de seu papel neste universo! Assim, faz-se necessário experimentar, estudar, usar, refletir, debater, discutir e propor! Aconselho testar para sentir o potencial, antes de resistir ao uso. Para tanto, recomendo para começar aqueles que são os mais comuns de todos: o ChatGPT (versão gratuita) e o Gemini (antigo Bard do Google) para vislumbrar as possibilidades de utilização na sala de aula e fora dela. 

Assim replico aqui uma material interessante, dentre tantos outros para começar seus testes...que tem como foco o Chat GPT.

LEMBRANDO QUE AS FERRAMENTAS SÃO PARA MAIORES DE 18 ANOS. Se quiser utilizar com suas turmas, lembre-se de avisar aos familiares, por meio de autorização! 

Créditos do material: @fabiana.raulino e inove@trampolean.net


Nenhum comentário: