Escola com celular

Considero os mobiles - entre eles o mais famoso de todos o celular, como uma ferramenta emancipatória e libertadora, que poderá ser uma das principais protagonistas no que se refere à inclusão digital ... sim, é isso mesmo não estou exagerando não! Atualmente, comprar um celular está muito fácil e algumas operadoras tem facilitado o acesso à internet por preços pouco elevados, permitindo consulta ilimitada na web.... sem contar com outros recursos, como a TVDigital também! Eu mesma acabei me rendendo a esses aparatos para os meus filhos e também para mim! :)

Além disso, não é mais novidade e estamos carecas de saber que os nossos jovens - os chamados Geração conectada, nativos Digitais, Geração Y, Z e agora Alpha, os screens generations e por aí vai.....tem fluência digital no manuseio desses aparelhos para dar e vender.... Porém, as escolas ainda estão longe de sua utilização, aliás, cada vez mais, ao proibir o uso deles nas aulas.... punindo a molecada com advertências, suspensões e até apreensões dos seus eletrônicos. Não se trata aqui de defender o uso no momento em que os meninos e meninas estão falando no celular com outra pessoa - muitas vezes com os próprios pais....aliás o que eles menos fazem e utilizá-los para falar! Mas trata-se de pensar em usos inteligentes para atividades pedagógicas, como já falamos por aqui em outros posts! E foi lendo o site do Instituto Claro que vi essa matéria sobre a Escola com Celular, um projeto realizado em Santos/São Vicente pela Fundação Vanzolini, o que me motivou a divulgá-la por aqui.

imagem da capa do guia do educador
Bem, melhor você ver, ou melhor, ler por si só e avaliar .... Não deixem de assistir ao vídeo que nos dá boas ideias de projetos utilizando mobiles!

Cursos de mobile learning auxiliam educadores e ampliam possibilidades nas salas de aula


Outros materiais que possam interessar....que você irá se deparar ao ler a matéria toda... Mas resolvi postar aqui, caso você faça uma leitura superficial e não perceba que nos links, muitas informações estão contidas.... sobre o festival de Curtas metragens... ;)

Clique aqui para fazer o download do Guia do Educador - Experimentação audiovisual em ambientes educativo

Clique aqui para fazer o download do - MINIGUIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE CURTÍSSIMA METRAGEM

Nenhum comentário: