Crowdsourcing? Crowdlearning?

http://blog.nos.vc/
Pensei em como poderia começar a falar sobre esse post que diz respeito a crowdlearning. Mas para falar sobre isso, é preciso explicar o que é crowdsourcing, termo que originou o outro termo.... 
Comecemos pela Wikipedia, maior manifestação de crowdsourcing de sucesso.... 
O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. 
O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração. 

É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir nos custos, para além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes.Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são os sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo. (Wikipedia)
O site Ceschini (consultoria Digital - de onde retirei a imagem) define como:
Crowdsourcing ao pé da letra vem da união de duas palavras do inglês, crowd, que significa multidão e source, que significa fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o termo, fonte de informações. É isso! Crowdsourcing é uma fonte de informações oriundas de uma multidão, ou quase isso.(...) Crowdsourcing são então pessoas que se unem para resolver problemas em conjunto, criar novos produtos, testarem sites, criarem conteúdo, encontrarem soluções e muito mais. E é uma tarefa feita por nós há muito tempo, não é uma novidade da internet, as cooperativassão exemplos de crowdsourcing, determinados movimentos também. (Ceschini - consultoria em Comunicação e Marketing Digital)
Ok...ok....já entendemos, né? Mas tudo isso para explicar que este post refere-se ao conceito de crowdsourcing  aplicado à Educação e Aprendizagem!!! É isso aí... e a Nós.vc - que se autodefine como uma plataforma de crowdlearning , explica:
Crowd é multidão. Learning é aprendizagem. E crowdlearning é um modelo em que pessoas apaixonadas pelos mesmos assuntos aprendem e ensinam lado a lado.
A ideia é maravilhosa, inovadora e disruptiva (palavra da moda!) , pois inverte a lógica tradicional do conceito de ensino-aprendizagem, propiciando uma sala de aula expandida!  Melhor vocês mesmos verem e opinarem.... Se preferirem , acessem diretamente o site: Nós.vc- Encontros Inspiradores

Nenhum comentário: