Projeto Didático - tire suas dúvidas

Você sabe o que é um projeto didático? Já tentou desenvolver algum projeto com seus alunos?

Os projetos não são novidade e em uma determinada época, ficaram na pauta de muitas reuniões pedagógicas e serviram de temas para discussões acaloradas e experimentações pedagógicas. Fato é que ainda hoje, poucos são os professores que se aventuram em realizar um projeto junto aos seus alunos.

A ideia de Pedagogia de Projetos foi criada no início do século passado pelo educador John Dewey que tomou por base a concepção de que “educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura”. Ou seja, a escola deve representar o agora, a vida prática dos alunos, a sociedade que eles enfrentam hoje, representando uma ponte entre o que ocorre dentro e fora da escola.

Um projeto é um procedimento de ensino que parte de uma situação problema, que integra e articula várias mídias e conteúdos curriculares, resultando em algo concreto - um vídeo, um artigo, um objeto..... imprimindo na aprendizagem um caráter construcionista (o termo refere-se à construção de conhecimento baseada em uma ação que produz algo palpável de interesse pessoal de quem produz).

A Revista Nova Escola publicou uma matéria que esclarece os principais pontos ao planejar e preparar um projeto didático efetivo.
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação-problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).
Leia a matéria acessando o link: http://goo.gl/IvCHo

*Se quiser saber mais, leia um artigo interessante sobre Pedagogia de projetos de Maria Elisabette Brisola Brito Prado, que apesar de seus 10 anos de publicação, mantém-se bastante atual e elucidador.  

http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf

Um comentário:

Irivan Rodrigues disse...

Olá Elizabeth, boa tarde!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan