300 aplicativos educacionais abertos para o professor usar em sala de aula

É simplesmente maravilhoso quando alguém se dispõe a colaborar com a educação utilizando Recursos Educacionais Abertos (REA) e mais ainda, quando outro alguém resolver reunir, formalizar, sintetizar o que já foi desenvolvido em uma ou outra instância - livros, aplicativos, programas... Uma grande ajuda para o professor, sempre com seu tempo extremamente reduzido, escasso e cheio de atividades, leituras, correção de provas, recuperação entre outros.

A boa notícia é que o professor Paulo Francisco Slomp e o estudante André Ferreira Machado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reuniram em uma tabela 305 aplicativos  sob licença de Creative Commons, para o professor utilizar em sala de aula, na Educação Infantil (78), Fundamental 1 (154), Fundamental 2 (173), Ensino Médio (181) e Superior (203). Ou seja, tem para todos os gostos e tamanhos! :)

Para facilitar ainda mais, a tabela está categorizada por áreas de conhecimento, tais como: 
acessibilidade, biologia, educação física, educação artística, ensino religioso, física (subdividida em categorias como acústica, astronomia e atmosfera), geografia (também subdividida em categorias como atmosfera, bússola, capitais e mapas), idiomas (bibliotecas, catalão, coreano, entre outras), informática (redes e programação), jogo, matemática (álgebra, ângulos, aritmética, calculadora financeira, entre outras), medicina, música, química (eletroforese, isótropos, jogo, moléculas e tabela periódica) e sociologia.


Nenhum comentário: