Educação Midiática - Media Literacy

Mais do que nunca faz-se necessário enfatizar a Educação Midiática. A escola é um dos principais responsáveis na formação de estudantes conscientes das suas escolhas digitais, o que resulta em cidadãos digitais críticos e informados do que ocorre no mundo online (e offline). Os estudantes hoje tem contato com muito mais informação que as gerações passadas e a quantidade só aumenta. É o excesso de informações. Como lidar com isso? Hoje já não se diferencia mais os papéis de leitor, curador, produtor ou crítico de conteúdos, já que a era da informação acabou com essa definição. Como dar conta de tudo isso?

FakeNews, Bolha Informacional, Conteúdo Patrocinado, Desinformação, Conteúdo Viral.... são tantas emoções!!!

Mas o que, afinal, é educação midiática?
Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.
O Instituto Palavra Aberta  dá uma mãozinha (e que mãozinha!), para facilitar o caminho das pedras na elaboração de um currículo pensado para a Educação Midiática. Interessou? Então clique aqui e conheça o Educamídia que vai te ajudar a ficar por dentro deste universo.

No site você vai encontrar Infográficos, Ideias de Habilidades a serem desenvolvidas e Recursos, tudo para você pensar em um currículo que priorize a Educação Midiática na sua instituição.


Nenhum comentário: