Livro impresso com conteúdo virtual?

Super interessante! Vejam só... uma nova versão impressa do livro "Volta ao Mundo em 80 Dias" veio recheada de código QR que, ao serem traduzidos, direcionam para conteúdos digitais na web, como por exemplo: acesso a hiperlinks, imagens e mapas virtuais. O trabalho foi realizado pela empresa Ubimark.

Máximo, não? Só de pensar nas possibilidades de uso deste tipo de tecnologia na educação, meus olhinhos ficam brilhando... É uma pena que, atualmente, apenas poucos celulares possuam esse leitor de QR. Se a maioria deles tivesse essa possibilidade, poderíamos utilizar o QR inclusive em outras situações de aprendizagem, visto que os celulares são "uma extensão do corpo" dos nossos jovens alunos!

Se você não sabe o que é QR, clique aqui para ver uma explicação em outro post do e-professor sobre isso.

"A integração é possível por conta do uso de QR codes, espécie de código de barra que traz informações associadas a ele. É possível, por exemplo, incorporar um link, um áudio, um vídeo ou uma imagem ao código. Ele é decifrado por um software que trabalha junto à câmera do telefone celular. O browser do aparelho, então, acessa a página ou mostra a informação que está por trás daquele desenho. No caso do livro, há ainda alguns QR codes que levam a fóruns para discutir assuntos abordados na obra. Dessa forma é possível aprofundar a leitura e dúvidas como “Onde fical tal lugar?” estão a apenas um clique. Basta focar o código de barras na página, que será lido, e o conteúdo aparecerá no celular para interação." OlharDigital

Até o momento, só existe uma versão disponível em inglês. Para tanto, você deverá desembolsar US$18 e encomendar o livro no site CreateSpace.

Para ler o código QR, você precisará baixar um software leitor, acessando o Open Source QR Code Library.

Dê uma olhadinha no vídeo para ter uma ideia do funcionamento...




imagem: ubimark.com/in/

Nenhum comentário: