A leitura fora do livro - Santaella

Ela de novo... Onde eu vou ela aparece, tudo o que eu leio, me leva à ela... Santaella! E o pior de tudo é que eu gosto!
Este texto, "A leitura fora do livro", anterior à publicação do livro "Navegar no ciberespaço - o perfil cognitivo do leitor imersivo", pela Paulus Editora, fala do perfil do leitor no ciberespaço.

Que habilidades perceptivas e cognitivas estão por trás desse modo remarcavelmente novo de comunicação? Que operações mentais, perceptivas e sensórias guiam os comandos do leitor quando movimenta e clica o mouse?

Segundo a própria Santaella, essas foram as perguntas que deram o start à sua pesquisa. Ainda não sei as respostas, pois não terminei a leitura do livro, mas quem quiser ter um pitaco dos perfis por ela estudados: contemplativo, movente-fragmentado e imersivo-virtual, basta dar uma olhada no texto A leitura fora do livro, ou acessar o projeto, que resultou no livro em questão.

Vale lembrar que o perfil do leitor está diretamente ligado à ampliação de linguagens e mídias envolvidas no processo de comunicação e à velocidade em que este acontece...Sendo assim, relacionar esses perfis aos alunos e professores, podem aproximar, e muito,esses dois universos.

Sinopse - contracapa do livro:

O cibernauta coloca em ação habilidades de leitura muito distintas daquelas que são empregadas pelo leitor de um texto impresso como o livro. Por outro lado, são habilidades também distintas daquelas empregadas pelo receptor de imagens ou espectador de cinema e televisão. Conectando na tela, por meio de movimentos e comandos de um mouse, os nexos eletrônicos dessas infovias, o leitor vai unindo, de modo a-seqüencial, fragmentos de informação de naturezas diversas, criando e experimentando, na sua interação com o potencial dialógico da hipermídia, um tipo de comunicação multilinear e labiríntica. Por meio de saltos receptivos, esse leitor é livre para estabelecer sozinho a ordem textual ou para se perder na desordem dos fragmentos, pois no lugar de um volume encadernado com páginas em que as frases e/ou imagens se apresentam em uma ordenação sintático-textual previamente prescrita, surge uma ordenação associativa que só pode ser estabelecida no e mediante o ato de leitura. Que habilidades perceptivas e cognitivas estão por trás desse modo remarcavelmente novo de comunicação? Que operações mentais, perceptivas e sensórias guiam os comandos do leitor quando movimento e ¨clica¨ o mouse?

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